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O papel do Compliance empresarial no combate à corrupção

Tendência
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4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 23/03/2023

Por Célia Pizzi, Diretora de Compliance do Grupo Travelex Confidence

Dizer que a corrupção representa uma grande ameaça ao estado de direito e ao desenvolvimento sustentável em todo o mundo é chover no molhado. Mas, tendo assistido às funções de Compliance evoluírem de departamentos desconhecidos e escondidos a áreas complexas e de alto impacto – e, de alguma forma, contribuído com o processo –, considero importante reforçar o discurso.

Práticas ilícitas são prejudiciais para todos os negócios. Sem exceção. Grandes e pequenos, multinacionais e locais. Já testemunhamos escândalos corporativos abalarem mercados financeiros e minarem a confiança dos investidores algumas dezenas de vezes. A lembrança de alguns deles ainda habita a memória coletiva.

Foram os apelos por maior responsabilidade do setor privado que levaram muitas empresas a implementarem princípios de blindagem contra más condutas, protegendo assim sua imagem, sua marca, bem como os interesses de seus investidores, colaboradores e clientes.

Ao longo do tempo, foi preciso conferir robustez aos mecanismos e procedimentos internos de integridade, com aprimoramento de auditorias, incentivo à denúncia de irregularidades e a aplicação efetiva de códigos de ética no âmbito da pessoa jurídica.

Nesse contexto, o Brasil tem suas particularidades. Logo na largada, estamos estagnados em posições de rankings globais que investigam o tema, como o Índice de Percepção da Corrupção, publicado anualmente pela ONG Transparência Internacional. Na última divulgação, aliás, éramos o número 96 da lista[1]. Apesar de tratar do sentimento com relação ao setor público e não refletir necessariamente a realidade, acaba repercutindo uma ideia de que caminhamos pouco no quesito, de que é um assunto incômodo. 

Migrando para a esfera privada, nos últimos anos, tivemos, sim, avanços consideráveis. Entretanto, parece que ainda carecemos do entendimento da importância de colocar a transparência como meio para a tomada de decisões e na conquista de objetivos. É de suma importância analisar os impactos da corrupção para o ambiente de negócios do país e debater o papel das empresas e, em especial, do Compliance na mitigação de desvios de conduta.

Não à toa, por parte dos líderes, há preocupação: uma pesquisa elaborada pela KPMG que avaliou a maturidade do Compliance no Brasil[2] indicou que os riscos mais destacados foram gestão de terceiros e contratos (91%) e fraude, combate à corrupção e lavagem de dinheiro (91%).

Atuo na área de Compliance em instituições financeiras há muitos anos e lido com o crescente rigor nos requisitos do dia a dia. Enxergo os benefícios de manter-se vigilante e quero mencionar dois meios de fazê-lo.

O primeiro diz respeito à dinâmica.

Os programas de compliance devem ser adaptáveis, à medida que empresas se expandem para novos países, as equipes de gerenciamento mudam, as relações com os fornecedores se transformam. Seja qual for o gatilho, o perfil de risco de uma empresa se modifica com o tempo. A atuação em Compliance precisa se ajustar.

Depois, temos a tecnologia como aliada.

Nesses momentos, o uso de ferramentas na detecção precoce de inconsistências é uma uma chave poderosa, a ser manejada em total sincronia com os recursos humanos. Enquanto a Inteligência Artificial auxilia na organização, na validação e na análise de grandes volumes de dados, a equipe confere aplicabilidade e garante que os programas de conformidade estejam sendo efetivos.

É válido dizer que essa foi a base para o desenvolvimento do trabalho em Compliance no Grupo Travelex Confidence no Brasil – e que, a propósito, garantiu pelo segundo ano consecutivo, o selo ABRACAM, da Associação Brasileira de Câmbio, que uniformiza as melhores práticas dos agentes do mercado cambial, conferindo maior transparência, para as instituições e seus clientes.

Aqui, o gerenciamento dos riscos de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, por exemplo, integra o processo de gestão dos negócios: compreende a identificação, avaliação, mensuração, mitigação e controle dos riscos. E é realizado continuamente pelos gestores responsáveis, de acordo com normas claras e inegociáveis.

No Grupo Travelex Confidence, onde ocupo a posição de Diretora de Compliance, estamos mirando um crescimento exponencial nos negócios de transferência de dinheiro, após a implementação da solução SaaS anti-lavagem de dinheiro (AML) SONAR da ThetaRay, que monitora transações domésticas e internacionais e triagem de sanções em tempo real.

O Travelex Bank, primeiro banco exclusivo para operações de câmbio regulamentado pelo Banco Central no País, é um dos principais fornecedores mundiais de câmbio, oferecendo uma variedade de produtos de transferência internacional de dinheiro, incluindo importação e exportação, remessas e pagamentos em massa. Ter uma reputação no combate à lavagem de dinheiro é essencial e uma boa solução de monitoramento e triagem de transações é vital. Devemos fazê-lo melhor a cada ano, a cada mês e a cada dia, porque o mundo muda diariamente. 

Por isso, não é demais lembrar também de que governança e cultura são essenciais para o sucesso estratégico de organizações na prevenção e no combate à corrupção, um comportamento que pode ser replicado, virar exemplo.

Com a ação coletiva, empresas de todos os tamanhos podem se tornar agentes significativos de mudança em relação às políticas e procedimentos anticorrupção. É o nosso papel. Na minha jornada, sublinho, é o objetivo: estimular esforços e engajamento em boas condutas, em todos os setores.

Célia Pizzi | Diretora de Compliance do Grupo Travelex Confidence

Profissional com mais de 30 anos de experiência, atualmente, Célia Pizzi é Chief Compliance Officer do Grupo Travelex Confidence. Formada em administração de empresas pela FASP e com MBA Executivo em Finanças pela IBMEC. Certificada pela CAMS e PQO, Célia já atuou como diretora de afiliação do ACAMS CHAPTER SP e também como mentora, no programa de mentoria para graduandos, do INSPER, tem amplo conhecimento em AML, AFC, ABC, GDPR e outros assuntos relacionados à governança e área de risco.

Célia já passou por bancos nacionais e internacionais, tais como Credit Suisse; GMF (Banco GMAC); Safra; Itaú e Santander. Nessas instituições, Célia teve oportunidade de interagir com reguladores nacionais e internacionais, atuar em projetos de implantação de agências offshore, implantar e reestruturar as áreas de Compliance e otimizar diversas outras atividades.


[1]«Brasil cai para 96º em ranking mundial de percepção da corrupção». Portal UOL. 25 de janeiro de 2022. Consultado em 28 de dezembro de 2022.

[2]«Pesquisa Maturidade do Compliance no Brasil». Consultado em 28 de dezembro de 2022.

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